terça-feira, 13 de maio de 2014

Alagoas com estaleiro garantido, litoral Sul vai ganhar porto de cargas


Fonte : tnh1.ne10.uol.com.br/.../alagoas/.../com
Com estaleiro garantido, litoral Sul vai ganhar porto de cargas (Crédito: Agência Alagoas)
Cinco anos depois de negociações e reviravoltas políticas nos bastidores, o Estaleiro do

Nordeste (Enor), finalmente, teve liberada a licença para início das obras. Na última
quinta-feira (27), em Brasília, ficou definido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente que não há mais
qualquer pendência para a implantação do empreendimento em Coruripe, por parte dos investidores ou do Governo do Estado, que trabalha agora para viabilizar o porto da
Região Sul.
A partir de agora, o Ibama precisa de 40 a 60 dias para submeter licença ao seu colegiado

e autorizar a construção do empreendimento, o que deve acontecer até julho deste ano.
Nesses 90 dias, o grupo Synergy fará a contratação das empresas que vão trabalhar na

obra do estaleiro.
O presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes),
Luiz Otavio Gomes, que participou da reunião para liberação da licença em Brasília, afirma

que o Enor é o pontapé inicial para a consolidação do polo naval e industrial da região Sul
de Alagoas, já que um empreendimento deste porte cria uma cadeia produtiva no seu

entorno.
Depois que estiver em funcionamento, empresas de médio e pequeno porte passarão a

ser fornecedores da empresa-âncora naquela região. Além disso, com certeza, o polo vai
acabar atraindo concorrentes de menor porte para o estaleiro, como acontece em todo
o Brasil e no exterior”, afirma Luiz Otavio.
Para atender o Enor e outras cadeias que começam a se consolidar no Estado, como a da
mineração na região Agreste, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, já iniciou o
processo para a implantação de um novo terminal portuário.
O Porto de Miaí, distrito de Coruripe, onde ficará localizado o novo modal, vai funcionar a
cerca de 5 quilômetros do estaleiro Enor. Na quinta-feira (27), ficou definido que a

Secretaria Nacional dos Portos vai elaborar o projeto referencial do empreendimento e q
ue o porto da região Sul será gerido pela iniciativa privada, mas terá participação acionária
do Governo de Alagoas.
O ministro dos portos, Antonio Henrique Silveira, definiu que caberá ao Governo do Estado,
nos próximos meses, definir a área onde será construído o porto, torná-la de utilidade

pública e identificar os setores mais interessados no empreendimento, como o
sucroalcooleiro e o de mineração.
Segundo o presidente do Conedes, o Porto de Miaí será modulado  sua construção será em
etapas e planejado para ter um terminal de contêineres e açucareiro. “Com isso, o Estado

vai resolver dois problemas de uma só vez, dando suporte ao polo naval e industrial e aos
outros setores produtivos, um terminal portuário condizente com o desenvolvimento
econômico de Alagoas. Hoje, o Porto de Maceió é um verdadeiro gargalo e já cumpriu sua
função, pois  imobiliza o desenvolvimento econômico estadual e do setor imobiliário da
capital”, afirma Luiz Otavio.

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