sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ESTALEIRO ATLANTICO SUL LANÇA AO MAR O NAVIO PETROLEIRO DRAGÃO DO MAR

ImprimirE-mail
    
  

 Navio petroleiro Dragão do Mar

Embarcação com mais de 274 metros de comprimento e 48 metros de largura deixou o dique seco com destino ao cais de acabamento do estaleiro

26/8/2013
13h02
Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil
Entre em contato

dragao-navio-estaleiro
O EAS (Estaleiro Atlântico Sul), localizado no município de Natividade (PE), realizou nesta sexta-feira (23/8) a cerimônia de lançamento do navio petroleiro Suezmax (navio petroleiro com dimensões que permitem sua passagem pelo Canal de Suez) Dragão do Mar. Na ocasião, a embarcação deixou o dique seco com destino ao cais de acabamento do estaleiro.
Batizado em homenagem ao marinheiro e herói abolicionista cearense Francisco José do Nascimento, que entrou para a história como Dragão do Mar, o terceiro navio produzido no EAS entra agora em uma fase que envolve o acabamento propriamente dito, a pintura da embarcação e testes.
Esta é a fase que antecede a prova de mar e a entrada em operação do navio, programada para dezembro deste ano. Com a saída do Dragão do Mar do dique seco – espécie de eclusa com 12 metros de profundidade, 400 metros de comprimento e 74 metros de largura – o dique passa a abrigar o petroleito Suezmax C-004.
O Dragão do Mar possui mais de 274 metros de comprimento e 48 metros de largura (boca moldada). Quando entrar em operação, terá porte bruto de 157,7 mil toneladas e capacidade para transportar um milhão de barris, mais de 45% da produção diária de petróleo do País. O navio irá consumir 21 mil toneladas de aço em sua construção e terá as dimensões máximas para a passagem pelo Canal de Suez, que liga os mares Vermelho e Mediterrâneo. Em termos de desempenho, o Dragão do Mar terá autonomia de 20 mil milhas náuticas, o que permitirá que ele complete uma volta ao mundo sem a necessidade de parar para abastecer.
O Dragão do Mar faz parte do pacote de encomendas do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro ao EAS. Seu lançamento marca tanto a consolidação da atuação do Estaleiro Atlântico Sul no setor naval brasileiro, após cinco anos de atividades, como o início da construção simultânea de embarcações, como navios petroleiros e navios sondas.
Atualmente, o EAS está produzindo seis embarcações simultaneamente. Além do Dragão do Mar, que entra na fase de acabamento, estão sendo construídos os petroleiros Suezmax da Transpetro C-004 (cujo processo de construção está em 57%); C-005 (em fase de montagem de blocos); e C-006 (em fase de fabricação de blocos). Estão sendo montadas ainda, conforme encomenda da Sete Brasil, os primeiros navios sondas construídos no Brasil. Os drillships 1 e 2 tiveram os primeiros cortes de chapas realizados, respectivamente, em março e julho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário