quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

TROLL ALFA - A maior Plataforma do mundo

Fonte :  Erik Azevedo

A maior construção já movimentada de um ponto a outro do planeta, um dos maiores e mais complexos projetos da engenharia moderna.

Esta é a Plataforma Troll A.

Construção da Troll A

Um dos maiores feitos da engenharia moderna, a plataforma Troll A, é a maior e mais pesada construção feita pelo homem, que foi movida de um ponto a outro.
A Troll A é do tipo Condeep (abbr. concrete deep water structure), que significa, uma estrutura de concreto submersível para águas profundas; e foi escolhido este tipo de projeto devido as duras condições climáticas do Mar da Noruega, como gelo, ventos fortes e gelados, e ondas monstruosas, sua construção e instalação do projeto, demandou custos de 16 bilhões de dólares, sendo até então o maior projeto da industria do petróleo, e isso nos anos 90.


Um filme que mostra, em detalhes a Plataforma Troll A.

O campo de Troll

O local que a maior plataforma do mundo, se localiza leva o mesmo nome que ela, o campo de Troll. Este é um dos enormes campos de gás e óleo que enriquecem a Noruega, localizado há 62 milhas náuticas, a NO, da cidade de Bergen, e a 31 milhas náuticas, a Oeste da Ilha de Fedje.
Campo de Troll, em destaque a plataforma semi-sub, "Troll Bravo"
Campo de Troll em destaque a semi-sub Troll Bravo
Este campo é operado por um consorcio de mega empresas de petróleo, porem quase 60% do campo pertencem ao povo norueguês.
Troll A
O óleo e o gás do campo são extraídos e processados por 3 plataformas, são elas – Troll A, B and C.
Troll A, é do tipo condeep.
B, e C são do tipo semi-submersíveis.

Sendo a Bravo do tipo semi-sub de concreto, e a Charlie, em aço como as semi-sub já conhecidas.
A semi sub, Troll B
A semi-sub Troll C, em aço – entrou em operação em 1996

Construção

A Troll A, é uma de várias plataformas tipo Condeep, porem ela é a maior já construída, e uma das ultimas deste tipo, que foi desenvolvida na década de 70, no Mar do Norte e Noruega.
Comparação da plataforma tipo fixa convencional, Golden Eye, com
a Troll A.
A base das colunas em concretagem
Durante a construção dela, 2000 mil operários trabalhavam dia e noite, durante 4 anos, no interior de um Fjord, usaram um dique seco, para concretagem da base, e suas pernas foram erguidas no interior de um outro profundo Fjord. Por isso ela foi rebocada  para o interior do Fjord Vat. E foram usadas técnicas revolucionárias, afim de entrega la mais rapidamente, e com maior segurança, pois alguns anos antes um grande acidente ocorreu na construção de outra plataforma tipo Condeep, bem parecida com a Troll A, porem esta entrou em colapso estrutural*, o que representou um grande prejuízo e além do desafio de não cometerem os mesmos erros na construção da Troll A. E finalmente no ano de 1995, ela entra em operação no Campo de Troll. Mas para isso foi necessário antes a montagem final, dos módulos sobre as colunas de concreto, usaram 245 mil metros cúbicos de concreto armado! 100 mil toneladas de aço (vergalhões).


 
A plataforma se chamava Sleipner A, que desmoronou quando foi submergida para anexação dos módulos sobre a mesma, mesmo com o acidente, anos depois o projeto foi retomado.

Para realizar a concretagem, foi usado um sistema de forma deslizante, acionadas por macacos hidráulicos, por isso sua estrutura não possui emendas, que poderiam causar graves infiltrações no mar.
Esta complicada operação e de alto risco, demandou um grande esforço da equipe envolvida, foi preciso, para isto, submergir as colunas com  472 metros de altura, até que a base da mesma se firmasse dezenas de metros no leito de um Fjord que possuía condições únicas para isto, e garantisse uma boa estabilidade, porem foi uma manobra que colocou toda a estrutura em grave risco.
Quando suas colunas foram totalmente submersas, ela atingiu a marca das 1,2 milhão de toneladas!
No interior de uma das pernas da Troll A
Uma vez completamente submersa, foi possível “encaixar” sobre as colunas de uma vez só todos os módulos da plataforma, que consiste nas acomodações, oficinas, plantas de separação e compressão de gás, geração de energia, áreas de carga, plataforma de perfuração. Tudo isso junto em um único grande bloco, foi montado usando grandes barcaças, que deslizaram entre as pernas, e quando submersas, encaixaram o módulo sobre as 4 grandes pernas.

O Reboque


A maior operação de reboque oceânico, jamais vista foi montada para mover a Troll A, do interior do Fjord Vat, até 200 km, fora em águas de mar aberto.
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Os maiores e mais potentes AHTS, da época em atividade foram contratados para esta Herculana tarefa. 

 
10 ATHS gerando mais de 180 mil cavalos, foram empregados neste reboque, que foi um grande sucesso da industria marítima, pois a Troll A em lastro, atingia quase 1.200.000 toneladas de arqueação bruta, por isso ela foi o objeto mais pesado já rebocado, e também o maior de toda a história.
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Segundo fontes o projeto Troll esta para Noruega assim como foi para NASA, enviar o homem à lua, pois demandou 10 anos de trabalho, para desenvolvimento do campo, e instalação de gasodutos e oleodutos, que atingem quase 500 km de extensão no mar.

Atualmente


Hoje em dia o campo de Troll é um dos maiores responsáveis por suprir não apenas a Noruega mas boa parte da Europa continental, com gás natural. A plataforma Troll A recebeu melhorias no ano de 2006, com a instalação de novos módulos de compressão e geração de energia, e incremento nas acomodações, e passou ainda naquela década para o controle da Statoil (antes era a Shell Noruega).

Dimensões


A quantidade de aço utilizada equivale a 14 Torres Eiffel, 100 mil toneladas de aço, e 245 mil metros cúbicos de concreto usados.
A Troll A esta à 303 metros de profundidade , e para estabiliza la,  esta afundada no leito marinho 35 metros enterrada no fundo, isso apenas através de seu próprio peso.
Ela tem a altura de 472 metros;
Tem um peso de 656 mil toneladas.
Para se deslocar do convés principal até sua base no fundo o elevador gasta 9 minutos!
As paredes das colunas tem 1 metro de espessura de concreto.
No ano 1996 a plataforma Troll A, foi listada no Livro dos Recordes-the Guinness World Record- como a maior plataforma offshore existente.


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