quarta-feira, 21 de setembro de 2011

III° CONCURSO P/ ENGENHEIROS I e II - ANP (Agencia Nacional do Petróleo)

NOVO CURSO ANP ESPECÍFICO PARA OS ENGENHEIROS
3° CONCURSO PARA ANP (Agência Nacional do Petróleo)

Cargo: Engenharia 1 e 2
"Pragmático e objetivo, nosso curso o guiará na direção dos aprovados. Além disso, irá aumentar sua empregabilidade no setor privado, uma vez que nossa dinâmica de resolução de questões específicas equivale a um treinamento de média duração em Fundamentos da Tecnologia do Petróleo."
Inscrições Abertas
Início: 24 de setembro de 2011
Somente aos sábados
09hs às 18hs
 O que é?
O Clube do Petróleo abriu as inscrições de seu curso preparatório para o terceiro concurso da ANP, agora com turmas exclusivas para engenheiros. Estes profissioais poderão optar entre os cargos de Especialista em Regulação: Engenharia I ou Engenharia II.*
Vale lembrar que as vagas, assim como no concurso, são limitadas. Aqueles que desejarem garantir seus lugares não deverão deixar para última hora!
 As aulas e materiais são baseados nos estudos realizados por nossa equipe das provas, dos editais, e das fontes  bibliográficas dos concursos anteriores (2005 e 2008). Além disso, contamos com a experiência de quem já preparou e aprovou expressiva parcela de concursandos do primeiro e do segundo concurso.
 *Os cargos descritos, bem como o tipo de prova aplicada, correspondem àqueles abertos no Edital dos dois concursos anteriores, podendo sofrer modificações no próximo.
 Nossa Estratégia
Como de costume,  concentraremos boa parte de nossos esforços nas questões de conhecimentos especificos, que nas provas anteriores representaram mais de 60% da pontuação total máxima do candidato.
Menor carga horária será dedicada às aulas sobre noções de Direito Administrativo, Direito Constitucional, e Crimes contra a Adminstração Publica, além do estudo da língua portuguesa. Entendemos que o desconhecimento dos engenheiros sobre temas jurídicos pode transformar estes citados em pontos decisivos para a aprovação, mesmo valendo menos pontos.
Assista ao vídeo do Clube do Petróleo sobre o Concurso da ANP em resposta às perguntas enviadas de todo o Brasil pelos candidatos aos cargos de Engenharia ao final do e-mail oo no link http://www.youtube.com/watch?v=q1oWe0RdcGU&feature=autofb.
 Lembramos que não oferecemos aulas de língua inglesa, nem de informática.
 Uma grande oportunidade
Já podemos adiantar que a remuneração para os Especialistas em Engenharia será superior a R$10.000,00 (dez mil reais).  Trata-se de uma oportunidade única, levando-se em conta a expectativa por um grande número de vagas. Não deixem passar esta chance!

 CORPO DOCENTE
 Waldyr Barroso
O engenheiro mecânico Waldyr Barroso é mestrando pela Escola de Química da UFRJ.
Wagner Castro
Graduado em Geologia pela UFMG em 1986, ano em que ingressou na Petrobras.
Ruy Passarelli
Engenheiro Químico (graduado em 1983) e Licenciado em Química (graduado em 1984) pela UERJ. Tem especialização em Química de Petróleo (1985/86) pela Petrobras e pós graduação na área ambiental - MBE - COPPE - 2007/08.
José Luiz Falcão
Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá (SP) em 1978 com o grau de Mestre pela UNICAMP-SP em 1991 e PhD pela Colorado School of Mines (CO-USA) em 1998, ambos em Engenharia de Petróleo.
Marcos Antonio Rosolen
Graduação em Engenharia Elétrica em 1977 e doutorado em Engenharia Mecânica em 1994, ambos pela Unicamp. Na Petrobras desde 1978,
João Pizysieznig Filho
Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1982) e Mestrado pela Universidade de São Paulo (1987). Ex-Professor de economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor da Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológica do Estado de SP, Ex-Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Atualmente é Especialista em Regulação da ANP.
Douglas Pereira Pedra
Especialista em Regulação da ANP, advogado, bacharel em Direito pela UNIRIO, pós-graduado em Gestão Pública - UCAM. Atuou profissionalmente como assessor do Plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, consultor do PNUD em projetos de pesquisa nas áreas de Defesa da Concorrência de Regulação de Mercados, consultor de empresas nas áreas de Defesa da Concorrência e Regulação de Mercados e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA.
João Siqueira de Mattos
É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Considerado um dos maiores especialistas da petroleira em elevação e escoamento,
Carlos Monteiro
Especialista em Regulação de Petróleo desde 2005, engenheiro químico formado pela UFRJ, pós-graduado em Logística pela FGV/RJ e professor universitário
Deise Massulo
Graduação em Engenharia Civil pela UFRJ em 1982; Mestrado em Geo-Engenharia de Petróleo pela UNICAMP em 1994.
Luiz Henrique Bispo
Engenheiro Químico pela Escola de Química da UFRJ, Mestre e Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da UFRJ.   Especialista em Regulação da ANP desde 2008, onde atua no Núcleo de Fiscalização da Medição da Produção de Petróleo e Gás Natural vinculado a Superintendência de Desenvolvimento e Produção.
Johny Corrêa
Graduado em Engenharia Química (2003) e Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da UFRJ. Atualmente é Especialista em regulação de petróleo e derivados, gás natural e biocombustíveis da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO – ANP. Atua em coordenação de cursos de treinamentos e formação acadêmica para a indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

PROGRAMA
Priorizaremos os temas que, estimadamente, terão questões  de maior valor na prova. Sendo assim, de acordo com nossas pesquisas, as quais sempre serão infrmadas aos alunos, poderemos promover modificações no programa a fim de ajustá-lo à nossa estratégia.
 Todo o progama a seguir terá duração de 96 horas.
 Princípios da exploração e da produção de petróleo.
Composição e classificação do petróleo.
Noções gerais sobre as atividades de aquisição de dados geofísicos.
Conhecimentos básicos de geologia de petróleo e sistemas petrolíferos.
Operações de perfuração, completação e abandono de poços de petróleo.
Conhecimentos de avaliação de formações: perfilagem e testes de poços de petróleo.
Engenharia e caracterização de reservatórios.
Instalações de produção de petróleo e gás natural em terra e em mar.
Integridade estrutural.
Processamento primário de fluidos.
Elevação artificial.
Desativação de instalações e equipamentos.
Equipamentos e técnicas de medição de vazão de petróleo e gás natural.
Técnicas de autuação, fiscalização e auditoria.
Mecânica dos fluidos.
Legislação brasileira aplicada às atividade de exploração, desenvolvimento e produção.
Legislação do sistema de gestão de meio ambiente.
Legislação e boas práticas de segurança operacional de instalações petrolíferas.
Gestão de projetos.
Conhecimentos básicos de análise econômica de projetos. Análise econômica e de risco.
Estrutura da indústria de petróleo e de gás natural.
Características da cadeia produtiva do petróleo.
Características do segmento de distribuição e revenda de combustível.
Instalações de transferência e transporte de gás natural.
Características gerais dos combustíveis líquidos derivados do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis.
Conhecimentos básicos de logística e suprimento de derivados: modais de transporte de derivados de petróleo; características, propriedades e usos dos derivados de petróleo; armazenamento e acondicionamento.
Legislação ambiental relacionada às atividades de refino de petróleo, processamento de gás natural, distribuição e revenda de derivados, e produção de biodiesel.
Noções básicas de refino de petróleo e aplicação de seus derivados.
Noções de legislação de segurança industrial.
Noções básicas de processamento de gás natural.
Noções básicas de processamento de biodiesel.
Matemática financeira e propabilidades .
Noções de estudo da língua portuguesa .
Noções de direito administrativo e constitucional.
Português
Informações relevantes aos candidatos 
Início: 24 de setembro de 2011
Previsão de término: 10 de dezembro de 2011
Horário: 09hs às 18hs realizado somente aos sábados.
Carga horária: 96 horas,  a serem distribuídas em 12 sábados.
Investimento: R$ 1.450,00 (hum mil, quatrocentos e cinquenta reais), a serem pagos parceladamente ou com desconto para os pagamentos à vista .
 Local de inscrição: Rua da Candelária, 9 / sala 906 - Centro do RJ.
Inscrições e Informações pelos telefones: (21) 2233-7580 / 2223-1269 / 2518-0774, ou em nosso site: www.clubedopetroleo.com.br
 Assista ao vídeo do Clube do Petróleo sobre o Concurso da ANP em resposta às perguntas enviadas de todo o Brasil pelos candidatos aos cargos de Engenharia.
 (clique na foto para assistir)

A seguir solucionamos as dúvidas mais comuns entre os interessados pelas vagas de engenheiros da Agência.
Esclarecemos que as respostas se norteiam nos concursos anteriores (2005 e 2008)
 1- Um engenheiro pode prestar concurso para o cargo de Especialista Geral ou somente para Especialista em Engenharia?
R. Pode, sim. Vale dizer, inclusive, que é bastante provável se mostrar mais fácil o ingresso nos quadros da ANP através da prova para cargos gerais, já que relação candidato/vaga é um pouco menor. Contudo, devemos dizer, se seu desejo profissional for realmente trabalhar em funções de engenheiro, não se atenha a esta pequena facilidade. Faça a SUA prova, para engenheiros, no caso.
 2- Haverá questões de língua portuguesa na prova para engenheiros?
R. Não só haverá, como é de extrema importância. A parcela da prova que se refere à nossa língua costuma valer até 20% da prova. E, convenhamos, para engenheiros, que são especializados para contas e não para cartas, gabaritar a prova de português pode ser decisivo!
 3- Quem não sabe inglês tem chances neste concurso?
R. Ao contrário do português, a língua inglesa costuma valer poucos pontos. Quem não sabe inglês perderá muita energia tentando aprender uma nova língua de forma atropelada. Acredito ser a melhor estratégia investir seu tempo em outras disciplinas. Contudo, obviamente, se você tiver tempo sobrando para o estudo, não custa nada atentar para questões de vocabulário e interpretação de texto em inglês.
 4- Como estou longe do Rio de Janeiro, posso comprar apenas as apostilas do Clube do Petróleo?
R. Infelizmente, não. Faz parte da nossa estratégia não popularizar o nosso material de estudo, até por um compromisso ético com os nossos alunos.
 5- Qual a diferença das provas para os cargos de Engenheiro 1 e Engenheiro 2?
R. As questões específicas do Engenheiro 1 serão voltadas para o upstream da indústria do petróleo (exploração e produção), enquanto aquelas referentes ao Engenheiro 2 focarão no downstream (refino,  distribuição e comercialização).
 6- Moro no Rio de Janeiro, mas penso que teria mais chances se fizesse prova para a região nordeste, ou até norte. Minha idéia procede? Neste caso, que tipo de profissional é mais requisitado para fora do Rio de Janeiro?
R. Fora do Rio de Janeiro há maior demanda por servidores voltados à fiscalização do setor regulado. Quem mora fora do Rio de Janeiro dificilmente conseguiria fazer nosso curso preparatório ou qualquer outro equivalente. Logo, suas chances serão realmente muito boas. Infelizmente, para seu projeto, outros cariocas e fluminenses terão a mesma idéia. Mesmo assim, parece ser uma ótima estratégia visto que existe uma demanda real para fora do Rio de Janeiro.
 7- A prova de conhecimentos gerais é idêntica para todas as profissões de nível superior?
R. A previsão é que serão, sim. Os Especialistas em Regulação de nível superior (tanto modalidade geral, quanto engenheiros, advogados...) fizeram a mesma prova de conhecimentos gerais no concurso anterior, na qual se encontravam questões de direito básico, português, inglês e informática.
 8- As questões possuem sempre o mesmo peso?  O que é importante priorizar no caso dos engenheiros?
R. Não. Os pesos variam muito entre as questões, que são divididas em ordem de valor ao longo da prova. Há questões de prova especifica que valem 2 pontos, enquanto outras valem até 3 pontos. Nossa equipe, através de estudos de provas anteriores, tenta preparar nossos alunos para que gabaritem a bateria de questões valendo 4 pontos, uma estratégia vencedora.
 9- O Clube do Petróleo oferecerá mesmo uma turma somente para os engenheiros? Quando será ? Quais os horários das aula?
R. Ofereceremos, sim. As aulas serão aos sábados, de 9h00 da manhã às 18h00 da tarde, no centro do Rio de Janeiro. O início da próxima turma está previsto para o dia 18 de junho de 2011.
 10- Qual cargo tem a melhor relação candidatos/vagas?
R. Nos concursos anteriores os cargos de Geral I e II foram aqueles que apresentaram a melhor relação, seguido dos engenheiros. O mais concorrido foi para advogados, analista ambiental, seguidos de outros mais.
 11- Somente os engenheiros de petróleo podem participar da prova dos engenheiros?
R. Absolutamente não. Quase todos os profissionais de engenharia podem fazer concorrer às vagas para a área. O que é possível observar é a predileção dos engenheiros de petróleo pelo cargo de Engenharia I e a dos engenheiros químicos pelo cargo de Engenharia II.
 12- Uma vez aprovado, um engenheiro receberá a mesma remuneração que um advogado ou um economista?
A remuneração é uniformizada para todos os Especialistas em Regulação da Agência Nacional do Petróleo. A previsão é que engenheiros, advogados, economistas, dministradores, e todos os demais, sejam remunerados por valor superior a Tudo indica que será superior a 10 mil reais.
 Lembramos que nossa próxima turma, com inicio em 18/06/11, está com inscrições abertas pelos telefones (021) 2233-7580 e (021) 2223-1269.  Para maiores informações, visite nosso website: www.clubedopetroleo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário