terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Finlândia prospecta negócios em Pernambuco

Comitiva da Finlândia prospecta negócios em Pernambuco
Noticiário cotidiano - Indústria naval e Offshore
Sex, 20 de Janeiro de 2012 07:07
Uma comitiva da Finlândia, formada por representantes do Governo finlandês, do setor produtivo e instituições de fomento, ensino e pesquisa, estará visitando o Estado de Pernambuco entre os dias 25 e 27 de janeiro

A visita tem como objetivo o estreitamento dos laços entre Pernambuco e aquele País nas áreas de Tecnologia da Informação, Naval e Offshore. Pretende-se criar um networking entre governos, universidades e empresas para gerar oportunidade de negócios, cooperação e criação de novas empresas.

Na manhã do dia 25, os finlandeses irão ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, onde visitarão o Estaleiro Atlântico Sul e Refinaria Abreu e Lima. À tarde, a comitiva irá se dirigir para o Parque Tecnológico de Pernambuco (ParqTel), onde visitarão as obras do Centro Administrativo do Parque, que estão sendo concluídas, e a empresa Tron. Ainda na tarde do dia 25, a comitiva irá visitar o Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP) e o Porto Digital, onde serão apresentados aos principais projetos das duas instituições.

O dia 26 foi reservado para visitas a universidades pernambucanas e a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Sectec). Nesse dia, a comitiva se divide em dois grupos. Um grupo visitará a UFPE e a UPE, onde discutirá a possibilidade de cooperação na área naval, entre outras. Enquanto isso, outro grupo se dirige a Sectec, para discutir cooperação na área naval, desenvolvimento de energia e inovação.

No dia 27, ocorrerá um workshop, no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). Na ocasião, a comitiva fará uma apresentação da política nacional de inovação do seu País, inovação na indústria naval e nas universidades. Também serão apresentados aos sistemas de inovação brasileiro e pernambucano e as oportunidades de cooperação com o Governo local na área naval e de offshore, visando a formação de mão de obra especializada para o setor em Pernambuco.

C&T - Na área de Ciência e Tecnologia a Finlândia é tida como exemplo a seguir no panorama mundial. Depois do pós-guerra, o País promoveu grande investimento em novas universidades obtendo condições para um progresso notável. Na década de 80, a ciência e tecnologia passaram a ser consideradas prioritárias. Foi criado um conselho de Política Ciência e Tecnologia (1987) como observatório do investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Atualmente a Finlândia está entre os primeiros lugares em investimento em Ciência e Tecnologia e em número de patentes registradas e licenciadas, no mundo. Segundo o relatório PISA (Program for International Student Assessment) o nível cultural dos jovens finlandeses está no topo nas três áreas essenciais (matemática, ciências naturais e leitura).

O objetivo da visita é o estreitamento dos laços entre Pernambuco e aquele País nas áreas de Tecnologia da Informação, Naval e Offshore. Não por acaso: 40% da economia da Finlândia – cuja produção per capita é maior que a do Reino Unido, França, Alemanha e Itália – é movida por exportações, cuja principal pauta é formada por equipamentos elétricos, máquinas, equipamentos de transporte, celulose e produtos químicos.
O país é o quarto no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial e detém o segundo maior índice de investimento em inovação per capta do mundo. Por conta disso, a proximidade de centros de excelência em pesquisa tecnológica de Pernambuco (Centro de Informática e engenharias da UFPE e UPE) também é um fator de atração da comitiva.

COMITIVA:
• Ms Mervi Pitkänen, Programme Director, The Finnish Maritime Cluster Programme
• Mr Juha Leimu, Prof, Turku University of Applied Sciences
• Ms Liisa Kairisto Mertanen, Dean, Turku Univesity of Applied Sciences
• Mr Kimmo Puolitaival, Head of Unit, The Centres for Economic Development, Transport and the Environment of Southwest Finland
• Mr Juha Valtanen, Manager, The Finnish Maritime Cluster Programme
• Mr Antti Saurama, Manager, Turku School of Economics
• Mr Antti Salminen, Professor, Lappeenranta University of Technology
• Ms Pipa Heinonen, Senior Advisor for Intercity Collaboration of South-West Finland, City of Turku
• Mr Samuli Seilonen, Head of Finland Trade Center Rio de Janeiro, Finpro ry, Operations and Network

Fonte Secretaria de Ciência e Tcnologia de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário